Como funciona a internet de fibra ótica

A internet de fibra ótica permite realizar transmissões de dados em longas distancias com pouca perda de qualidade e sinal, e tudo em altíssima velocidade!

Transformação de dados e sinais de Luz

Os cabos de Fibra ótica não envia dados igual aos cabos convencionais, eles são transformados em energia luminosa, com auxílios de conversores integrados aos transmissores

Como é o cabo de Fibra ótica

Ele é construído não apenas por fibra de vidro com revestimento de plastico, existem várias camadas essenciais na sua estrutura como:

Proteção Plastica;

Fibra de Fortalecimento;

Revestimento interno;

Camada de refração e núcleo.

Veja como funciona:

infografico-tecmundo-9862 (2)

Cabos Monomodo e Multimodo

As fibras Multimodo permitem o envio de vários sinais ao mesmo tempo, e são recomendados para conexões residenciais por serem muito mais baratas e permitem apenas 300 metros de transmissões sem perdas.

Cabos Monomodo só atendem a um sinal por vez, ou seja, apenas uma única fonte de luz sendo transmitida pela maioria através de lazer diferente do Multimodo que permite o envio de várias fontes de luz e na maioria enviadas via LED.

Monomodo permite o envio em grandes distancias devido a sua pequena dispersão de dados, podendo chegar no máximo 80 Quilômetros de distancia dos transmissores. Outra vantagem dessa fibra é a largura da banda oferecida, elas garantem velocidades muito maiores que oferecidas.

800x600-20141028152237-fibra-opticajpg

 

Isso sim é velocidade!!

Hoje em dia, conexões de banda larga high Speed é oferecida com 10 Mbps e permite os downloads de quase 1,25 MB/s.

Os testes de fibra ótica resultam em velocidades de 10 Gbps que garantem downloads de 1.280 MB/s . Isso sim é Velocidade!!! 

Fibra ótica também tem seus defeitos

O principal defeito está logado a custos, o processo de fabricação envolve produtos complexos e caros. O outro está ligado a fragilidade dos cabos, ainda não exite um padrão de fabricação no sistema, isso resulta em cabos sem capsulamento de proteção que são vendidos hoje em dia, isso gera instabilidade e quebra dos filetes de transmissão.

E você, o que acha dessa nova tecnologia? Deixe seu comentário!